Press "PLAY" ;)

sábado, 29 de agosto de 2009

Informando a Galera!

TÓPICOS PROVÁVEIS – O que vai cair no Novo ENEM em 2009.


· Imigração da população no mundo e políticas duras de imigração nos EUA e na União Europeia.
· Crise Econômica Global e a derrubada do PIB ao fim de 2008.
· Recursos naturais na produção do espaço geográfico e o Aquecimento Global.
· Desigualdade social.
· Tecnologias de comunicação e informação e desenvolvimento das sociedades.
· Ameaças a espécies; desaparecem 27 mil espécimes a cada ano.
· Crescimento demográfico, alterações climáticas e urbanização.
· Petróleo e seu esgotamento encaminhado; especialistas estimam escassez total para o ano de 2070.
· Consumo de energia no mundo.
· Economia do Brasil.
· O conflito árabe-israelense/ o Terrorismo Internacional
A Amazônia e o sequestro de carbono.
· A Destruição do Cerrado.

Por Elisa Deler

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Táticas de guerrilha

O tão subestimado ENEM voltou, voltou modificado e com força total. Utilizando do elemento surpresa e munido com uma nova formulação, resistiu a um tiroteio de críticas lançado contra ele e parece armado com um escudo de argumentos inabalável. Analogias à parte, o novo ENEM está ai, firme e forte.
É claro que, desde o começo do projeto, o MEC sabia que essa arrojada atitude de implantar um novo elemento de avaliação aos alunos do ensino médio traria muitas críticas e discussões. Já era compreensível que a maioria dos professores, de cursinhos pré vestibulares, principalmente, não aceitariam a mudança, afinal, mudariam de uma hora para outra o exame Vestibular, base de seu trabalho, de uma filosofia e um estudo contruído por uma longa tragetória, colocaria em risco o seu “ganha pão”.
É bastante aceitável, também, os argumentos que justificam essa tal mudança: unificar as provas, acabar com a “decoreba”, formar alunos, cidadãos mais críticos e capazes de desenvolver raciocínios lógicos, com cultura, a mistura e distribuição de culturas com a possibilidade de estudar em universidades de outros estados! Ótimas propostas, aliás. Deveria haver, porém, uma preparação, uma mudança na estrutura do ensino desde as primeiras séries, mais incentivo cultural, professores mais bem preparados antes de “partir para o ataque”. A opção de divulgar o novo plano no ano da implantação do mesmo é bastante discutível.
Provavelmente o estudante bem preparado para o concurso vestibular está bem preparado para o ENEM. Mas, ele sabe disso? O emocional desse aluno que se vê em meio a um fogo cruzado é, possivelmente, abalado. Não saber o que o espera abalaria qualquer um, assim como a possibilidade de pessoas de outros estados entrarem para a disputa da já tão disputada vaga na universidade federal que se almeja. Talvez esse novo exame nem seja um bicho de sete cabeças, e não é. Mas a discussão, a mídia, os revoltosos com a situação aumentam potencialmente suas dimensões.
Talvez o governo esteja certo, talvez devesse haver a mudança o quanto antes, talvez devessem ter esperado mais, sem precipitações, ir implantando aos poucos o novo exame, ou ter deixado o antigo. Há muitas questões que serão respondidas a médio prazo, depois de Outubro, ou não… O que importa é que devemos aceitar as mudanças, relutância pela repentineidade da ação é super compreensível, mas, nós, vestibulandos, devemos abaixar nossas armas e nos abrigar atrás da nossa muralha de livros, cadernos, estudo, para que, no final, o resultado almejado seja alcançado: o fim da batalha e a vitória do Brasil, com cidadãos melhores e mais bem preparados. Essa será nossa recompensa.

Por Priscila B. Daniel

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AVERSÃO AO NOVO ENEM


Há gente insinuando por aí que o ENEM é bobagem, é fraude, é falha do governo. Há gente dizendo por aí que está tudo errado. Tem gente dizendo por aí que o fato de somente 22 das 55 universidades federais do Brasil terem aceito a oferta de dinheiro do governo em troca de aderir ao ENEM só serve para informar-nos que, no momento, existem somente 33 reitores de universidades federais que ainda pensam neste Brasil. Diz-se que agora gente de todo o país vai roubar vagas dos sulistas, mas também diz-se que, a partir dessa mudança em muitos vestibulares, a entrada dos bons alunos vai ser facilitada. Há dois lados, sempre há. Entretanto, o novo ENEM é uma prova nunca feita antes, é uma mistura de ENEM e Vestibular, é uma coisa nova. Suas questões podem apresentar ( e alguns exemplos já apresentam ) teorias de raciocínios nunca vistos em sala de aula, que se espera que se possua previamente. Isso é que está errado. Preparar-se para uma surpresa é o que não deveria acontecer. Os alertas estão sendo dados, exemplos de questões e textos informativos estão chegando, mas muitas universidades aderiram ao ENEM quase no meio do ano, e esse é em outubro. Mal temos meio ano para a preparação, e que aluno irá ao ENEM consciente de sua capacidade de gabaritá-lo? Nenhum.

Os adolescentes nem sabem mais o que dizer do ENEM. São tantas bocas falando coisas e coisas para todos os lados; palestrantes, professores, colegas, pais, educadores. 180 questões em dois dias. Duas tardes inteiras de concentração massante. No segundo dia, redação! Resposta à correção somente após a inscrição no Vestiba, no qual, nós aqui do Sul, que queremos tentar a UFRGS, teremos que dizer se queremos ou não incluir a nota do nosso ENEM. Questões nunca antes vistas! Estudos redirecionados por um novo estilo de prova, criado agora, novidade, nunca feito por ninguém. Imposição desse novo ENEM, de repente, sobressaltando todos os envolvidos em instituições de um momento para outro, estudantes, professores, reitores e todos que desejam cursar uma universidade. Bem, é isso aí, para todos os professores, acostumados a treinar os alunos para um vestibular específico, o modo de ensino tem que ser modificado de um momento para outro? Meio ano para os alunos que agora estão no terceiro ano do ensino médio (infelizes sejam) mudarem o destino dos estudos que tiveram durante todo o médio e tentarem preparar-se para outro tipo de prova? Então, como diz o professor Régis Gonzaga, um dos diretores e sócios-fundadores do Ensino Preparatório Pré-Vestibular e Fundador do Projeto Vida Urgente, fiel defensor da permanência dos vestibulares como estão e radical contra a instalação do ENEM nas universidades:"VIVA AO ENEM"!


Por: Elisa Deler

À tavola!


Olá! O Blog Paradigmas de Luxo está no ar. Cuidado. Prepara-te. Tu serás bombardeado com conhecimento e cultura processada por um grupo de adolescentes.
Elisa, Letícia e Priscila, de 17, 17 e 16 anos, respectivamente, estudantes, prepararão com todo o carinho este blog para expressar nossas opiniões, passar informações e passar um pouco do nosso mundo de estudante do terceiro ano do ensino médio do Instituto Marista Graças, vestibulandas e atentas às mudanças no novo ENEM e no mundo em que vivemos.
O provável "choque" de diferentes opiniões entre essas jovens tão diferentes resultará em interessantes discussões, ressaltando os dois lados da moeda em diversos assuntos referentes ao nosso cotidiano e vivências.
Boa leitura. aguardamos seus comentários sobre o blog!
Beijinhos! ;***